anuncio

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Jogo "The Statement of Randolph Carter"

                “The Statement of Randolph Carter” é o jogo que transmite perfeitamente a ideia do horror cósmico lovecraftiano.







            Para quem não conhece, H.P. Lovecraft foi escritor de ficção na era de ouro das revistas pulp, sendo inovador com seu estilo de misturar uma linguagem gótica baseada em Edgar Alan Poe, entre outros, e uma mitologia complexa baseada em criaturas horrendas vindas do espaço. Uma das características principais de suas histórias é o desconhecido, como por exemplo, em “A cor vinda do Espaço” onde há descrição propositalmente pobre sobre a tal cor, deixando uma incógnita em nossa mente e sendo impossível imaginar algo.
            Muitos filmes, assim como jogos, erram de forma grotesca no momento de tirar a ideia transmitida por palavras e acrescentá-las uma imagem, isso porque acrescentam elementos não contidos na história, seja pela interpretação do criador e certa necessidade de estender o enredo, ou pelo receio de rejeição do público, sempre pecaram nos exageros da cena deixando completamente de lado a base principal do horror de Lovecraft o medo do desconhecido.
            O jogo é baseado no conto “O depoimento de Randolph Carter” que é um dos personagens que mais aparecem em seus contos, como “O curioso Caso de Charles Dexter Ward” (onde é mencionado) e a “Busca onírica por Kadath” (uma de suas últimas obras), entre outros títulos. Há quem diga que Randolph Carter é o alter-ego de Lovecraft, não discordo por diversos fatores, um dos principais é que o personagem tem o poder de controlar seus sonhos e sempre tem certa característica destemida, já Lovecraft sofria com seus pesadelos.
            Criado por Daniela Coyotzi e Jose Dorado para o Desafio de Final de Semana da Ludum. A experiência que esse jogo traz só pode ser aproveitada ao máximo se ler o conto para compreensão da história. Honestamente sugiro ler e logo após jogar, para captar todas as referências e detalhes que o jogo traz, podendo ser por aqui: "O depoimento de Randolph Carter" (essa foi a melhor tradução que achei até agora), ou se preferir ler o original: "The Statement of Randolph Carter"
            Apesar de ser curto, ele é fiel à história. Mesmo tendo elementos de 8bits, o jogo
transmite muito bem a mensagem exatamente por não acrescentar exageros e trabalhar com a mente do leitor/jogador, pois mesmo sabendo o final você quer saber até aonde vai dar tudo aquilo. Fiquei me perguntando “Quando vai acabar?” e quando acabou, fiquei estático.






            O jogo “The Statement of Randolph Carter” além de leve para o PC é de graça! Basta baixar direto do site deles da Ludum.

0 comentários:

Postar um comentário