anuncio

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SINA MACABRA - "THE DOOM THAT CAME TO GOTHAM"

            Já tinha ouvido falar no HQ onde o Batman se deparava cara a cara com os Mitos de Cthulhu, mas nunca achei traduzido até então! “The Doom that Came to Gotham!” (“Sina Macabra”, título brasileiro).


         Vindo da série “Túnel do Tempo!”, que foi lançada pela DC com o propósito de tirar os heróis de suas histórias lineares e jogá-los para outras épocas ou mudar uns pequenos fatores de suas histórias que teriam mudanças drásticas em sua personalidade e poderes (Sugiro a leitura de “O Morcego de Aço”, onde o Kal-EL cai na mansão dos Wayne e é criado pela família, tornando-se Bruce Wayne).




        Escrito por Richard Pace e Mike Mignola, desenhado por Troy Nixey e Dennis Janke com Deve Stewart.  Algo que acrescento sobre o trabalho de Mike Mingola é o fato de seu talento em sugar tudo que Lovecraft pode oferecer e nos devolver HQs incríveis (Hellboy é um exemplo deles, com todo seu misticismo e ocultismo) “Sina Macabra” não escapa dessa regra.
         Em Sina Macabra temos a mistura de Batman enfrentando nada mais, nada menos, que os próprios Mitos de Cthulhu, criação emblemática de H. P. Lovecraft, que são, grosso modo, antigas criaturas espaciais e de outras dimensões que vieram à Terra há muitos milênios e se tornaram deuses do Caos, porém estão adormecidas, mas se comunicam telepaticamente com os mais sensíveis através dos sonhos para que sejam despertados novamente e voltem a reinar!
          O enredo se passa no ano de 1928, onde Bruce Wayne, Jason Todd, Dick Grayson, Tim Drake e Alfred estão em procurando por volta de 20 anos procurando uma expedição que se perdeu no Ártico e era chefiado pelo Professor Oswald Cobblepot para suas pesquisas. Porém quando encontram algo está muito, muito errado! Cobblepot está nu imitando um pinguim, completamente louco, com outros pinguins um tanto estranhos ao redor, como se algo fora da terra tivesse tomado seus lugares como uma cópia grotesca! Wayne se aproxima do homem, e uma mensagem ecoa em sua mente A COISA ESTÁ CHEGANDO, pra quem gosta e conhece um pouco de Lovecraft, já percebemos a referência com “Nas montanhas da loucura”. Mais tarde descobre-se que Wayne fazendo essa expedição estaria selando uma antiga profecia que despertaria algo que está adormecido sob Gotham até então.


         A situação é tão aterrorizante que o morcegão anda com uma pistola, além do que seus pais são assassinados de uma forma diferente, assim retirando o trauma por armas de fogo! Apesar de sua utilização ser um tanto inútil contra as forças ocultas sob Gotham.




       A série de três sequências tem uma trama envolvente, com a perfeita e homogênea mistura entre os Mitos de Cthulhu e os personagens do Batman. A sacada é genial, para se ter uma ideia, Necronomicon é citado como o “Testamento de Ghul” escrito por quem?    
      Ra’s Al Ghul, entre outras menções como Yog-Sothoth ser o Duas-Caras, pois Yog-Sothoth é o portão, a chave e o guardião do portão, entenderam? Fora outros personagens que aparecem como Oliver Queen, Hera Venenosa, Oráculo sendo realmente o Oráculo e até a participação especial de um bom médico, Dr. Herbert West, personagem principal de Re-Anitmator, obra de H.P. Lovecraft.  Parece que cada personagem foi escolhido a dedo para essa série, até o Sr. Frio está nela.
    
        Embaixo estão os links de cada um do qual foi aonde eu baixei com segurança, basta clicar na legenda abaixo das imagens
SINA MACABRA I

SINA MACABRA II

Para quem gosta de Batman, essa série é essencial.
Para quem gosta de Lovecraft, essa série é muito boa!
Boa Leitura!

Comentem e compartilhem,



Blogs são animais famintos por comentários e compartilhamentos de sua imagem, não os matem de fome!

Um comentário: